segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As contribuições da tecnologia digital para a produção e transmissão do conhecimento



O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) foi criado para integrar informações e gerar conhecimento atualizado para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônica Legal brasileira, visando à proteção, à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável da região.Para tanto, o sistema utiliza dados gerados por uma complexa infra-estrutura tecnológica, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de dados, instalada na região.Graças a este aparato, o Sistema de Proteção da Amazônia é capaz de promover o completo monitoramento da região e produzir informações em tempo próximo do real.Além de ser alimentado pelos dados gerados por sensores, o Sipam atualiza seu banco de dados de forma integrada com os órgãos parceiros, que ao mesmo tempo em que têm acesso às informações necessárias, atuam orientando e auditando, para a efetividade das ações e o enriquecimento do processo.Essa transversalidade é o principal diferencial do Sistema de Proteção da Amazônia e faz dele um moderno e inovador sistema de coleta, armazenamento e tratamento de dados, que permite o funcionamento articulado e integrado das diversas instituições governamentais, em todas as suas instâncias: federal, estadual e municipal.

A coleta, a visualização, o tratamento dos dados e o planejamento das ações são processados nos Centros Técnicos e Operacionais do Sipam (CTO´s), localizados em Belém, Manaus e Porto Velho, e sintetizados no Centro de Coordenação Geral (CCG), em Brasília.

Para a difusão das informações, o Sipam conta com uma rede de telecomunicações que tem mais de 700 Terminais Usuários em operação nos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Tocantins e também na Capital Federal, Brasília).



CONCLUSÃO

O SIMPAM é um dos importantes orgão de proteção a amazônia ! Mais vc se pergunta onde está a tecnologiia nisso, tem tecnologia nisso ?? o.O Tem sim e muiito, alias é feito de tecnologiia, o monitoramento, como vc acha que é feito, atravéz de vários meios tecnologicos, O SIMPAM ajuda muito a amazônia mais só com ele não dá !

A AMAZÔNIA TEMOS QUE PRESERVA !

Fauna e Flora no Equilíbrio Ecológico da Amazônia



A riqueza da Amazônia está na sua diversidade biológica. As florestas tropicais cobrem apenas 7% da superfície seca da Terra, mas concentram cerca de 60% de todas as formas de vida do planeta. Seis em cada espécies de seres vivos habitam essas matas. Somente 30% deles são conhecidos pela ciência. Das matas tropicais foram extraídas 25% de todas as essências farmacêuticas utilizadas atualmente pela medicina.

Algumas das mais conhecidas: o Guaraná (Paullinia cupana) - tem propriedades vitalizantes, rejuvenescedoras e afrodisíacas. O Crajiru (Arribadaea chica) - utilizada no combate as inflamações de qualquer natureza; a Copaíba (Copaffera reticulata) - o seu óleo é anti-inflamatório e cicatrizante; o Urucum (Bixa orellana) - são sementes com propriedades capazes de aumentar a pigmentação natural. Os números são grandes quando se trata da Amazônia. Os cientistas explicam que, em um pedaço de vinte centímetros quadrados, por exemplo, podem ser encontrados até 1,5 mil espécies vegetais e animais diferentes, somando-se fungos e microorganismos. Projeções apontam que cerca de 2,5 milhões de espécies tenham o seu habitat na região.Há inúmeras espécies comestíveis, oleaginosas, medicinais, corantes e outras raras.A Vitória-Régia (Vitoria regia lindl), conhecida como a “A Rainha dos Lagos Amazônicos” é uma planta que abre sua flor redonda sobre as águas rasas e sem correnteza como uma bandeja verde e chega a medir de 1 a 2,00 metros de diâmetro.Somente peixes são mais de 2 mil espécies, sendo o Pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo atingir 3 metros de comprimento e até 200 quilogramas.A fauna da região é muito variada em função dos ecossistemas. São roedores, felinos, aves, quelônios, primatas, etc. O Peixe-Boi da Amazônia (Trichecus inunguis), é um mamífero que pode atingir até 3 metros de comprimento e quase 500 quilogramas; extremamente dócil vive pelos rios amazônicos. (Ameaçado de extinção).

CONCLUSÃO

A amazônia é muiito riica em termos de FAUNA E FLORA ! Mais uma das miinhas postagens me assusta um pouko, a EXTINÇÃO . Gente a AM é muiito liinda mais com essa palavriinha irritante não fiican taum liindo assim né ? Vamos cuiidar né gente , pois o que é Lindo pode, não vai ACABAR !


A Arte Indigena na Amazônia


Arte indígena brasileira
é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas. A arte indígena foi muito importante para os índios e hoje usamos no nosso dia-a-dia !




A Politica Internacional na Amazônia


A POLITICA INTERNACIONAL NA AMAZÔNIA


Se fosse preciso descrever a Floresta Amazônica com uma palavra, esta seria "abundância". É uma vastíssima região dde aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados, que abriga a maior reserva de biodiversidade e a maior bacia hidrográfica do mundo, escoando um quinto do volume de água doce, além de possuir quantidades incalculáveis de recursos minerais. Quase 4,2 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia estão localizados no território do Brasil, ou seja, a maior parte do bioma e suas riquezas pertencem a este país.

Como era de se esperar, existem muitos grupos interessados em desfrutar das riquezas amazônicas e suas disputas freqüentemente se tornam acirradas e violentas, em especial quando os envolvidos têm objetivos excludentes. A título de ilustração, vale citar os indígenas habitantes do local que são persuadidos, por meio de negociações e mesmo coerção, a venderem ou darem suas terras a madeireiras. Há todo tipo de organização tentando participar da exploração da Amazônia, além dos dois já citados, tais como: agricultores, pecuaristas, mineradoras, indústrias farmacêuticas, contrabandistas — de animais silvestres, espécies vegetais e outros tipos mais — e o próprio governo brasileiro.Em suma, segundo o amplamente aceito princípio da soberania nacional, o Estado brasileiro tem o direito e sobretudo o dever de governar seu território em nome de seus cidadãos, não sendo justificável nenhuma intervenção externa; por outro lado, tem sido reconhecida a importância do uso sustentável do bioma, sendo esta a promessa dos governantes deste país. Além disso, os demais países têm pouco direito de criticar o desmatamento amazônico, pois eles próprios consumiram predatoriamente suas florestas e ainda hoje liberam quantidades incomensuráveis de gases poluentes. Como bem disse o atual presidente da república, Luís Inácio "Lula" da Silva: "Achamos que ela [a Amazônia] precisa produzir benefícios para todos os seres humanos. Mas temos que dizer em alto e bom som que quem cuida da Amazônia é o Brasil. Quem decide o que fazer na Amazônia é o Brasil".

CONCLUSÃO

A Politica Internacional na AM, consiste em vários países/lugaares ou até mesmo grupos interessados em desfrutar as riquezas amazônicas, tudo isso em um disputa acirrada e violenta em especial quando esses "grupos " tem objetivos totalmente diferentes ... Mais isso deveria ser parcialmente proibiido, Porque quem cuida da amazônia e o BRASIL !

domingo, 15 de novembro de 2009

Energia Viva da Amazônia



Bom a Energia Viva da AM, é o que ela tem de mais precioso que são (alguns) : Ilha de Marajó, As Anavilhanas, o Rio Amazonas e a Ferrovia Madeira Mamoré entre outros ...



ILHA DE MARAJÓ

A ilha de Marajó é uma ilha brasileira do estado do Pará localizada na foz do ro amazonas no arquipélago do Marajó.

Destaca-se pelos montes artificiais, nomeados "tesos", construídos ainda em seu passado pré-colombiano pelos índios locais. De acordo com relato de Sir Walter Raleigh, no século XVI a ilha era também chamada de Marinatambal pelos indígenas. Em tempos coloniais foi denominada como Ilha Grande de Joannes.

Com uma área de aproximadamente 40 100 km², é a maior ilha fluviomarinha do mundo. A cidade de Belém situa-se a Sudeste do canal que separa a ilha do continente. A maior ilha fluvial é a ilha do Bananal.


ANAVILHANAS

A Estação Ecológica Anavilhanas ao contrário do que pensam, não é o maior arquipélago fluvial do mundo, tem cerca de 400 ilhas. Situa-se no Rio Negro, próximo ao Parque Nacional do Jaú, abrange os municípios de Manaus e Novo Airão. Tem uma área de 350.018ha e foi criada pelo decreto n.º 86.061 de 2 de junho de 1981. O maior arquipélago fluvial do mundo é o de Mariuá, em Barcelos (AM), com aproximadamente 700 ilhas.

Pelos grupos definidos pelo SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) é uma Unidade de Proteção Integral. Sendo assim, o uso dos seus recursos naturais ocorrer apenas de forma indireta.

E na categoria de Unidade de Proteção Integral, trata-se de uma Estação ecológica, e de acordo com Art. 9 do SNUC, a área da Estação Ecológica é de domínio público; visitas são proibidas (exceto com objetivo educacional e previsto em seu plano de manejo); a pesquisa científica depende do órgão responsável (que nesse caso é o IBAMA); não são permitidas alterações em seus ecossistemas (salvo algumas exceções).


RIO AMAZONAS

O rio Amazonas é um grande rio que corta todo o norte da América do Sul, ao centro da floresta amazônica. Maior rio da Terra, tanto em caudal (volume d'água) quanto em comprimento (6.937,08 quilômetros de extensão),nas Cheias, a distancia de uma margem a outra pode chegar a 50km , tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no grande Delta do Amazonas, no norte brasileiro. Ao longo de seu percurso recebe, ainda no Peru, os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Apurímac, Rio Ene, Rio Tambo, Ucayali e Amazonas (Peru). Entra em território brasileiro com o nome de rio Solimões e finalmente, em Manaus, após a junção com o Rio Negro, recebe o nome de Rio Amazonas e como tal segue até a sua foz no Oceano Atlântico.


MADEIRA MAMORÉ

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é uma ferrovia construída entre 1907 e 1912 para ligar Porto Velho a Guajará-Mirim, no atual Estado de Rondônia, no Brasil.

Ficou conhecida à época como a "Ferrovia do Diabo", devido à morte de milhares de trabalhadores durante a construção, causada sobretudo por doenças tropicais, complementar à lenda de que sob cada um de seus dormentes existia um cadáver.


CONCLUSÃO

Então é isso, são algumas dessas belezas naturais que amazônia ainda tem, algumas pouco preservados, outras super interessantes, pessoal, não vamos acabar com o que ainda nos resta não é ? Essa lindas belezas naturais da amazônia ... =)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vida e Ocupação na Amazônia



Ocupação Amazônica

Junto com a presença humana e o desenvolvimento da região veio também o desmatamento.
23/07/2009 Borracha, madeira, soja, minério, pecuária - ou simplesmente o sonho de ter um pedaço de terra. Forammuitos os motivos que, historicamente, levaram brasileiros de todas as regiões à Amazônia. Há sinais desse movimentodesde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a colonização da florestapassou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Era a época da Marcha para o Oeste. Foram anosde incentivos governamentais à exploração da floresta. Estradas foram abertas para facilitar o desenvolvimento da região.Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema "Integrar para não Entregar". Junto com aocupação e o desenvolvimento da região veio também a destruição do bioma.

A vida Amazônica

O grande problema da Amazônia é que os recursos naturais da maior floresta tropical do mundo estão sendo destruídos desnecessariamente. O ciclo de exploração da floresta é geralmente o mesmo. Ele começa com a apropriação indevida de terras públicas devolutas. Quem chega primeiro são os madeireiros irregulares. Eles entram nas terras de propriedade pública, abrem estradas clandestinas e retiram as árvores de valor comercial. Um levantamento feito pelo Ministério do Meio Ambiente indica que 80% da madeira que sai da região é proveniente de exploração criminosa de terras públicas. Uma madeireira dessas explora a mesma área por alguns anos. Quando a madeira se esgota, ela segue adiante, invadindo outra área pública. A terra, tem madeira de valor, continua mantendo uma floresta de grande porte. Mas o segundo momento da ocupação irregular da floresta é feito por um fazendeiro. Geralmente, esse grande proprietário já estava associado ao madeireiro. O que o fazendeiro faz é tocar fogo na floresta e, sobre as cinzas, plantar capim para criar gado. Enquanto isso, o fazendeiro manobra politicamente para forjar documentos de posse de terra. Quando não há mais sinal de floresta, o pecuarista pode vender a terra para um sojicultor e ocupar outra área.


CONCLUSÃO

O desmatamento como dito veio con chegada de povos na AM ou seja a seu povoamento. Isso só aconteceu pq todos queria um pedaçoo de terra lá, no meu ponto de viiista isso fooi um poko ruim pois se naum houvesse viida ( povos) habitando lá ... Não haveriia tanto desmatamento assim. A Viida na Amazonia pra miim é um pouco conturbada, poiis morar no pulmão do mundo .. iiixii aum dava pra mim naum ....

Aspectos Físicos da Amazônia



Amazônia (ou Amazónia) é uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). Possui o maior rio do mundo, o rio Amazonas e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal. É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo o maior bioma terrestre do país, onde é constituída pelos ecossistemas:
* Floresta ombrófila densa (a chamada Floresta Amazônica)
* Floresta ombrófila aberta
* Floresta estacional decidual e semidecidual
* Campinarana
* Formações pioneiras
* Refúgios montanos
* Savanas amazônicas
* Matas de terra firme
* Matas de várzea
* Matas de igapós
Estes ecossistemas estão distribuídos em 23 eco-regiões, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e pequena parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Inclui também zonas de transição com os biomas vizinhos, cerrado, caatinga e pantanal.
O nome Amazônia deriva de amazonas, guerreiras mitológicas. Segundo lenda, as amazonas pertenciam a uma tribo comandada por Hipólita que não aceitava homens: as crianças de sexo masculino eram mortas ao nascer. Amazona significa sem seio, em grego, porque a lenda também dizia que tais mulheres cortavam o seio para melhor manejar os arcos. A lenda foi transportada para a América do Sul pelos conquistadores espanhóis, pioneiros na exploração do rio Amazonas que, ao se depararem com índias guerreiras (em contraste com a cultura européia, na qual a mulher tinha apenas funções domésticas), acreditaram terem finalmente encontrado as amazonas.
Há ainda a lenda do Eldorado e do lago Parima, que supostamente estaria ligado à fonte da juventude. Essa lenda provavelmente liga-se à existência real do Lago Amaçu, que tinha uma pequena ilha coberta de xisto micáceo, material que produz forte brilho ao ser iluminado pelo Sol e que produzia a ilusão de riquezas para o europeu.
Uma área de seis milhões de hectares no centro da bacia, incluindo o Parque nacional do Jaú, foi considerada pela UNESCO, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade.

CONCLUSÃO --> A floresta amazoniica é formadas por vários ecosistemas pra ser mais preciso 23 eccoo's citados acima no texto. O amazonas fooi palco de grandee cenas mitologicas e logo assim foooi considerado pela UNESCO o Patrimônio da Humanidade.
PRESERVE A AMAZÔNIA !

Animais ameaçados de extinção



Existem vários animais em extinção entre eles : Arara Azul, Peixe Boi e Lobo Guara, no qual falar agora ....

LOBO GUARÁ -- > O lobo-guará ou guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo nativo da América do Sul. A sua distribuição geográfica estende-se pelo sul do Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia a leste dos Andes, estando extinto no Uruguai e talvez na Argentina, e é considerado como uma espécie ameaçada. O Brasil abriga o maior número de animais; dos cerca de 25.000 indivíduos da espécie, cerca de 22.000 estão em território brasileiro[1]. Os biomas de sua ocorrência no Brasil são: Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica.

A espécie não está directamente ligada a nenhum outro género de canídeos e aparentemente é uma relíquia da fauna plistocénica da América do Sul, que desapareceu na maioria após a formação do Istmo do Panamá.



PEIXE-BOI --> s peixe-bois, vacas-marinhas ou manatis constituem uma designação comum aos mamíferos aquáticos, sirênios, assim como os dugongos, mas da família dos triquecídeos (Trichechidae). Possuem um grande corpo arredondado, com aspecto semelhante ao das morsas, o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) pode medir até 4 metros e pesar 800 quilos[1], enquanto o peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) é menor e atinge 2,5 metros e pode pesar até 300 quilos[1].

Existem três espécies de peixe-boi: o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), o peixe-boi-africano (Trichechus senegalensis), e o peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis). No Brasil, o peixe-boi-marinho habitava do Espírito Santo ao Amapá, porém devido à caça, desapareceu da costa do Espírito Santo, Bahia e Sergipe[1]. Os peixes-boi vivem tanto em água salgada quanto em água doce. O peixe-boi amazônico só existe na bacia do rio Amazonas, no Brasil, e no rio Orinoco, no Peru[1] e vive apenas em água doce.



ARARA AZUL -- > A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma ave da família Psittacidae, originalmente encontrada nas matas brasileiras.

Possui uma plumagem azul com um anel amarelo em torno dos olhos, e fita da mesma cor na base da mandíbula. Seu bico é desmesurado parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste em sementes, frutas, insetos e até de pequenos vertebrados.

Essa arara torna-se madura para a reprodução aos 3 anos e sua época reprodutiva ocorre entre janeiro e novembro. Nascem 2 filhotes por vez e a encubação dura cerca de 30 dias. Depois que nascem, as araras-azuis ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro vôo. A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar gradativamente dos pais.

CONCLUSÃO
--> É gente a quantidade de aniimaiis em extinção é muiito grande,vamoos melhoras esse quesito né pessoal, alias em todos os quesitos en relação a amazonia .
PRESERVE A AMAZONIA !