terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vida e Ocupação na Amazônia



Ocupação Amazônica

Junto com a presença humana e o desenvolvimento da região veio também o desmatamento.
23/07/2009 Borracha, madeira, soja, minério, pecuária - ou simplesmente o sonho de ter um pedaço de terra. Forammuitos os motivos que, historicamente, levaram brasileiros de todas as regiões à Amazônia. Há sinais desse movimentodesde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a colonização da florestapassou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Era a época da Marcha para o Oeste. Foram anosde incentivos governamentais à exploração da floresta. Estradas foram abertas para facilitar o desenvolvimento da região.Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema "Integrar para não Entregar". Junto com aocupação e o desenvolvimento da região veio também a destruição do bioma.

A vida Amazônica

O grande problema da Amazônia é que os recursos naturais da maior floresta tropical do mundo estão sendo destruídos desnecessariamente. O ciclo de exploração da floresta é geralmente o mesmo. Ele começa com a apropriação indevida de terras públicas devolutas. Quem chega primeiro são os madeireiros irregulares. Eles entram nas terras de propriedade pública, abrem estradas clandestinas e retiram as árvores de valor comercial. Um levantamento feito pelo Ministério do Meio Ambiente indica que 80% da madeira que sai da região é proveniente de exploração criminosa de terras públicas. Uma madeireira dessas explora a mesma área por alguns anos. Quando a madeira se esgota, ela segue adiante, invadindo outra área pública. A terra, tem madeira de valor, continua mantendo uma floresta de grande porte. Mas o segundo momento da ocupação irregular da floresta é feito por um fazendeiro. Geralmente, esse grande proprietário já estava associado ao madeireiro. O que o fazendeiro faz é tocar fogo na floresta e, sobre as cinzas, plantar capim para criar gado. Enquanto isso, o fazendeiro manobra politicamente para forjar documentos de posse de terra. Quando não há mais sinal de floresta, o pecuarista pode vender a terra para um sojicultor e ocupar outra área.


CONCLUSÃO

O desmatamento como dito veio con chegada de povos na AM ou seja a seu povoamento. Isso só aconteceu pq todos queria um pedaçoo de terra lá, no meu ponto de viiista isso fooi um poko ruim pois se naum houvesse viida ( povos) habitando lá ... Não haveriia tanto desmatamento assim. A Viida na Amazonia pra miim é um pouco conturbada, poiis morar no pulmão do mundo .. iiixii aum dava pra mim naum ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário